terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Ausência de abraços

Foi o que mais senti nestes dias.
Só quem passa por uma situação de perda é que sabe o quanto é importante uma palavra seja apenas para dar os sentimentos. 
A dor é tão grande que qualquer sorriso, qualquer palavrinha nos aquece a alma naquele momento.
Muita gente passou e também me confortou, mas há ausências grandes e que deixam um vazio muito grande. Aquelas que para além da família são as mais importantes da nossa vida, aquelas com quem contamos em todos os momentos, entristece-me que não tenham tirado cinco minutos das suas vidas para me dar um abraço, aquele abraço que seria mais confortante que qualquer outro. 
Também sinto ausência de quem todos os dias está connosco no trabalho mesmo aqui ao nosso lado e nunca foi capaz de me dar os sentimentos, nem um aperto de mão, nem uma mensagem, nem ter vindo ao pé de mim quando me ouviu a chorar no momento em que recebi a notícia. E foram muitos os que se chegaram mesmo estando mais longe e me ajudaram muito porque aquele momento, nem há palavras que o descrevam
Não gosto de julgar ninguém porque a perda vive-se de maneira diferente de pessoa para pessoa mas pergunto-me se há pessoas que se julgam eternas ou que não têm sentimentos.
Para mim hoje é mais fácil contornar estas situações mas nem sempre o foi. No fundo, uma simples palavra, ou um beijo, ou aperto de mão quando não há mais para dizer, denota uma certa preocupação um certo carinho com a nossa pessoa e sinto que aqui há outro sentimento que não sei, nem quero descrever porque recuso-me a sentir algo do género seja por quem for.
Costuma-se dizer que quando acontecer ao outros temos a oportunidade de dar a resposta. Espero ter, mas a resposta que lhes darei, será com a minha presença, presença física e presença de um abraço. Essa é a melhor resposta que podemos dar.

1 comentário:

  1. Agora também estás mais sensível mas de facto, só quem passa por algo parecido entende... um beijinho.

    ResponderEliminar