segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Crónicas do meu BTT

Saímos mais tarde de casa e por isso fui logo avisada que não era para passear a bicicleta, que tinha de pôr ritmo até porque já é altura de fazer progressos. Não me incomodei muito com o aviso, mas fui com a vontade de dar tudo. 
O percurso ia ser o original, o primeirinho, também já sabia disso. Fiquei contente, é o que mais gosto. Mas fui-me apercebendo que a ideia não é muito boa: já conheço o percurso, já sofro por antecipação!

Ainda não tinha passado 5 minutos de sair de casa, começou a chover. 
A chuva, embora fria, não me incomoda muito. A lama que encontramos pelo caminho também não. Gosto de andar à chuva, gosto de me sujar, gosto de chegar a casa e tomar um banho quentinho! Tão bom!

Comecei a andar rápido, fui com o entusiasmo todo, quanto mais pedalava mais queria pedalar, ao fim das primeiras subidas começava logo a dar mais, estava a correr bem. Até que, numa subida mais acentuada que eu costumo fazer na 1º. pedaleira, mal a vi reduzi logo para que, com o ânimo todo conseguisse fazer aquilo na boa. Mal reduzi comecei a sentir a bicicleta mais pesada, eu reduzia velocidades mas nada, nada de ficar mais leve, não estava a perceber, até que....pois eu não coloquei na 1ª. pedaleira, coloquei na 3ª! Desisti no momento em que me apercebi até porque não aguentava mais. Fiquei desanimada, aquela subida arruinou com a minha moral. 

Continuei, continuei a fazer ritmo mas cada vez que chegavam as subidas mais acentuadas, desistia. Foram só mais duas mas não estava com forças, parecia que tinha perdido a energia toda naquela primeira. Que desânimo! A última antes de voltar para casa é a mais acentuada, essa nunca consegui, desta vez fui até meio e pensei que afinal nada está perdido!
 
Chegamos a casa meia-hora mais cedo que o costume. O PT diz que já lhe pareceu BTT, diz que eu até fui muito bem e os tempos melhoraram bastante! Nada me fez animar, sentia um cansaço tão grande, mas tão grande que eu acho que ele só disse isso para me animar. 

"Lembrei-me" que no dia anterior tinha ido correr, que aumentei o percurso e que tinha chegado a casa com muitas dores nas pernas. Penso que isso também não ajudou em nada mas eu sou assim, quando me lembro quero tudo de uma vez só e chego ao fim não faço nada. É mais uma lição a aprender: à sexta não há corrida.

Domingo fui tomar café e o marido mostrou-me uma entrevista à Noticias Magazine, de um ciclista, que não me lembro o nome, que começou há 10 anos. Dizia ele que as primeiras vezes ia dar uma volta até à Foz e na circunvalação parecia que ia a subir a Serra da Estrela. Passados 10 anos sobe a Serra da Estrela e pedala de Norte a Sul do país. Isto deu-me um certo ânimo. É exactamente como me sinto quando faço uma subida por pequena que seja. Mas eu chego lá. E estou na altura certa para insistir.

3 comentários:

  1. Por muito que custe, e havendo dias mais difíceis, o importante realmente é não desanimar e insistir sempre... beijinhos, boas pedaladas;-)

    ResponderEliminar
  2. Tenho um amigo que me faz rir muito, a primeira vez que andou de bicicleta foi de casa à estação e voltou, fez cerca de 7 km em terreno plano, demorou uma manhã e chegou a casa mais morto que vivo, anos de má alimentação e de tabaco. Agora faz km e mais km e mais km, vai comigo todos os anos a Santiago e acho que estava capaz de ir até ao fim do mundo :)

    ResponderEliminar
  3. Hum... erro? será que o meu comentário fugiu?

    ResponderEliminar